terça-feira, 8 de março de 2011

Dinâmica dos Sinais de Pontuação

Dinâmica dos Sinais de Pontuação

O grupo deverá escolher um sinal que está afixado na parede (cada um em uma única folha). Após a escolha os componentes deverão conversar entre si e tirarem uma conclusão do porquê da escolha ou o que aquele sinal representa para eles.
Um dos componentes de cada sinal deverá revelar para todos da sala a idéia em comum.

Estamos sempre pontuando nossa vida, nossas ações. Vejamos:
• A ? (interrogação) significa os questionamentos, as dúvidas que trazemos no decorrer de nossa jornada.

• A , (vírgula) significa o descanso, uma pausa para rever nossas atitudes. A avaliação.
• Os : (dois pontos) significam que estamos abertos para uma relação dialógica; uma conversa com o outro.

• O – (travessão) significa o outro. Quando os dois pontos dão oportunidade para que o outro fale, é que chegou a vez dele falar então.

• A ! (exclamação) significa a contemplação do que é belo em nossa vida; do que é admirável...
• As ... (reticências) significam a continuidade e a persistência naquilo que queremos realizar.
• O . (ponto final) significa a conclusão das tarefas realizadas na vida.
(Dinâmica apresentada em 2006 aos coordenadores do Programa de Correção de Fluxo: Se Liga e Acelera, sob a visão e explicação da Profª. Msc. Edilma Silva Santos)

Dinâmica das Cores

Dinâmica das Cores: Acolhida

A cor que cada uma tem, significa o talento que recebeu. Assim, deverá multiplicá-lo.

1 – Amarelo – É a luz por excelência e ativa a alegria da vida. Atrai riqueza material e de espírito. Também ajuda na concentração e traz sabedoria. Você possui tamanha cordialidade.
* Cumprimente a todos com um aperto de mão e deseje um bom dia e bom encontro.
2 – Azul – Saber usar a cor azul e os seus tons pode trazer harmonia e mansidão. Quartos, banheiros e escritórios ficam menos carregados de estresse se tiverem suas paredes pintadas de azul-celeste. Você é vivo como o céu. Mostre sua vivacidade.
* Com um belo sorriso, deseje boas vindas para 7 pessoas.
3 – Verde - Ambientes com luzes esverdeadas são tranqüilos e serenos. A cor verde representa os campos e as florestas, a vida livre e sem preocupações. Ele depura as más energias e renova os ambientes. Você traz a esperança consigo.
* Dê um forte abraço em quem está ao seu lado.
4 – Branco – É a cor simples do arco-íres e a mais associada ao sagrado pois simboliza paz, pureza, perfeição e especialmente o absoluto. Você que está agora cheio de paz, mostre sua simplicidade.
* Coloque a mão no ombro de alguém e pronuncie: A paz esteja com você!
5 – Rosa – É um vermelho mais suave e por isto representa a emoção, a sedução, o sentimento e o amor ao próximo. Simboliza crescimento interior e, como o azul, traduz harmonia. Você que está cheio de ternura, democratize seu amor.
* Escolha alguém e diga no ouvido: Gosto muito de você.
6 – Vermelho – É a cor da felicidade para os chineses. Um arranjo de flores vermelhas traz ao ambiente força e determinação. Almofadas e edredons em vermelho vivo aumentam os impulsos sexuais e apimentam o romance. Mas não use diariamente para não trazer desequilíbrio emocional. Você possui o estímulo e a felicidade.
* Diga bem alto: Você merece ser feliz! Eu sou feliz!

Edilma e Edivânia (Liturgistas: Paróquia N. S. Aparecida-Aracaju/SE,1998)

Dinâmica da Vela

Dinâmica da Vela

Colocar algumas velas na mesa e escolher grupos de participantes que:
1º - Quebram as velas em pedaços. (uma pessoa ou grupo)
2º - Acende as velas e saem.
3º - Vão apagar as velas acesas. (apagam as velas do 2º grupo)
4º - Acende as velas e as protegem. (não deixam que outros venham e apaguem)
5º - O 3º grupo volta para tentar apagar as velas, mas não conseguem.

Explicação:
A vela serve para dar luz. Cristo é a luz do mundo. O fogo da vela significa nossa vida acesa.

1º - Quem quebra as velas são pessoas que não dão valor as coisas. Pessoas descompromissadas com o seu trabalho. Acaba destruindo as oportunidades que aparecem em sua própria vida.

2º - Quem acende sua vela e a abandona, não tem firmeza naquilo que faz. Não conclui seu trabalho. Também descompromissadas. Chega o vento, a tempestade e destrói o trabalho que poderia ter dado bons frutos se continuado.

3º - As pessoas que apagam nossa vela acesa são aquelas que nos rodeiam de fofocas, intrigas, baixo-estima, inveja... Que não nos dão valor e que de alguma forma fazem de tudo para que não cheguemos ao sucesso.

4º - As pessoas que acendem sua vela e a protege são as que concluem seu trabalho com êxito. Apesar das dificuldades encontradas no caminho da vida. São pessoas que lutam pelo seu objetivo e chegam à sua meta com muito sucesso.



Dinâmica apresentada no Curso de Liturgia – (1994) Seminário Arquidiocesano de Aracaju. Explicação: Profª. Msc. Edilma Silva Santos